Dia Mundial da Luta contra a Aids

1 de dezembro de 2023

O Dezembro Vermelho é uma campanha que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento do HIV, o vírus causador da AIDS 

O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico e pode levar à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), uma condição que compromete a capacidade do organismo de se defender de infecções. No entanto, com o avanço da ciência e da medicina, o HIV deixou de ser uma doença fatal e passou a ser uma condição crônica, controlável com o uso de medicamentos antirretrovirais.

Esses medicamentos reduzem a carga viral no sangue e impedem que o vírus se multiplique e danifique as células de defesa. Assim, as pessoas que vivem com HIV podem ter uma vida normal, saudável e produtiva, exercendo qualquer atividade profissional ou social, inclusive as que exigem alto desempenho físico.

No entanto, isso não significa que o HIV deixou de ser um problema de saúde pública. Ainda há muitos casos de transmissão do vírus, principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas. Por isso, é fundamental que as pessoas se previnam das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), usando preservativos masculinos ou femininos em todas as relações sexuais. Além disso, é recomendável que as pessoas façam o teste rápido para detectar o HIV em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), pois quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais eficaz será o tratamento e menor será o risco de transmissão para outras pessoas.

 Vamos juntos lutar contra os preconceitos e os estigmas que cercam o HIV.

Compartilhe com seus amigos:

A PHARLAB preserva a sua privacidade e se esforça para coletar de forma responsável seus Dados Pessoais, nos termos da lei brasileira de nº 13.709/2018, doravante denominada “LGPD” e do regulamento europeu 2016/679, doravante denominado “GDPR”.