Doar sangue é um gesto de solidariedade e de responsabilidade social. No Dia Nacional do Doador de Sangue, queremos homenagear todos aqueles que dedicam um pouco do seu tempo e do seu sangue para salvar vidas. Por isso, preparamos este post com algumas informações úteis sobre a doação de sangue. Veja a seguir e saiba mais.

Para ser um doador de sangue, é preciso atender a alguns requisitos básicos, como ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde, não ter doenças transmissíveis pelo sangue, não usar drogas injetáveis, não ter comportamento de risco para infecções sexualmente transmissíveis e não estar grávida ou amamentando. Além disso, é necessário apresentar um documento oficial com foto no momento da doação.

Os tipos sanguíneos são classificados de acordo com a presença ou ausência de certas substâncias na superfície das células vermelhas do sangue. Essas substâncias são chamadas de antígenos e podem ser do sistema ABO ou do sistema Rh. O sistema ABO divide os tipos sanguíneos em quatro grupos: A, B, AB e O. O sistema Rh determina se o sangue é positivo (+) ou negativo (-), dependendo da presença ou ausência do antígeno Rh. Assim, existem oito tipos sanguíneos: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-.

A compatibilidade entre os tipos sanguíneos é essencial para garantir a segurança da transfusão. Em geral, as pessoas podem receber sangue do mesmo tipo ou de um tipo compatível. Por exemplo, uma pessoa com tipo sanguíneo A+ pode receber sangue de A+ ou A-, mas não de B+, B-, AB+ ou AB-. Já uma pessoa com tipo sanguíneo O- pode receber sangue apenas de O-, mas pode doar para todos os outros tipos. Por isso, o tipo O- é considerado o doador universal e o tipo AB+ é considerado o receptor universal.

Se você se interessou em ser um doador de sangue, procure o centro de doação mais próximo de você e faça o seu cadastro. Você pode encontrar os endereços e os horários de funcionamento dos hemocentros no site do Ministério da Saúde – clique aqui!. Lembre-se de que a doação de sangue é um ato voluntário, altruísta e gratuito, que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Compartilhe com seus amigos:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

A PHARLAB preserva a sua privacidade e se esforça para coletar de forma responsável seus Dados Pessoais, nos termos da lei brasileira de nº 13.709/2018, doravante denominada “LGPD” e do regulamento europeu 2016/679, doravante denominado “GDPR”.