O que é classe terapêutica de um medicamento?

30 de novembro de 2023

A classe terapêutica de um medicamento é a categoria que indica para que tipo de doença ou condição ele é indicado. Por exemplo, os antibióticos são uma classe terapêutica de medicamentos que combatem infecções causadas por bactérias. Os anti-inflamatórios são outra classe terapêutica que reduzem a inflamação e a dor. Existem muitas outras classes terapêuticas, como os antialérgicos, os antidepressivos, os antidiabéticos, os anticonvulsivantes etc.

Cada classe terapêutica pode ter vários medicamentos diferentes, que podem ter nomes comerciais ou genéricos. Cada um desses medicamentos tem um nome genérico, que é o nome do princípio ativo, e pode ter vários nomes comerciais, que são os nomes dados pelos fabricantes. Por exemplo, a azitromicina pode ser vendida como Azitrophar e azitromicina.

É importante conhecer a classe terapêutica de um medicamento para saber para que ele serve, quais são os seus efeitos colaterais, as suas contraindicações, as suas interações com outros medicamentos e alimentos etc. Assim, é possível usar o medicamento de forma segura e eficaz, seguindo as orientações do médico e do farmacêutico. Além disso, conhecer a classe terapêutica de um medicamento pode ajudar a comparar preços e escolher a melhor opção entre os medicamentos disponíveis no mercado.

Compartilhe com seus amigos:

A PHARLAB preserva a sua privacidade e se esforça para coletar de forma responsável seus Dados Pessoais, nos termos da lei brasileira de nº 13.709/2018, doravante denominada “LGPD” e do regulamento europeu 2016/679, doravante denominado “GDPR”.