Por que a produção de um medicamento demora tantos anos?

4 de dezembro de 2023

Você sabia que o desenvolvimento de um novo medicamento é um processo longo e complexo que envolve várias etapas de pesquisa e testes? Neste post, vamos explicar como funciona esse processo e por que ele é tão importante para garantir a qualidade, a segurança e a eficácia dos medicamentos que usamos.

O primeiro passo é a pesquisa experimental, que consiste em testar o potencial terapêutico de uma substância em células ou animais. Essa etapa pode levar vários anos e envolve muitos estudos laboratoriais e pré-clínicos. Estima-se que de cada 10.000 moléculas produzidas, apenas uma se torna um medicamento ou será comercializado.

O segundo passo é a pesquisa clínica, que consiste em testar o medicamento em seres humanos. Essa etapa é dividida em quatro fases, cada uma com objetivos, critérios e durações diferentes:

  • Fase 1: teste em pequenos grupos (20-100 pessoas), geralmente voluntários saudáveis, para avaliar a segurança, a tolerância e a farmacocinética do medicamento. Essa fase pode durar de alguns meses a um ano.
  • Fase 2: teste em um número limitado de participantes (100-300 pessoas), geralmente pacientes com a doença alvo, para avaliar a eficácia, a dosagem ideal e os efeitos adversos do medicamento. Essa fase pode durar de alguns meses a dois anos.
  • Fase 3: teste em grandes e variados grupos de pessoas (300-3000 pessoas), geralmente pacientes com a doença alvo, para confirmar a eficácia, a segurança e os benefícios do medicamento em relação aos tratamentos existentes. Essa fase pode durar de um a quatro anos.
  • Fase 4: teste em milhares de participantes na pesquisa (até 10.000 pessoas), geralmente pacientes com a doença alvo, para monitorar os efeitos do medicamento a longo prazo, identificar reações adversas raras e comparar com outros medicamentos no mercado. Essa fase pode durar vários anos.

Considerando as etapas da pesquisa experimental e da pesquisa clínica, o tempo total de desenvolvimento de um novo medicamento pode ultrapassar 10 anos. Além disso, o processo envolve altos custos, riscos e incertezas.

Portanto, produzir um medicamento demora porque é necessário testar a eficácia e a segurança para que não ofereça riscos à sua saúde. Esse é um trabalho sério e rigoroso que visa garantir o bem-estar da população e o avanço da ciência.

Compartilhe com seus amigos:

A PHARLAB preserva a sua privacidade e se esforça para coletar de forma responsável seus Dados Pessoais, nos termos da lei brasileira de nº 13.709/2018, doravante denominada “LGPD” e do regulamento europeu 2016/679, doravante denominado “GDPR”.